Raiz de Davi
comentários

Dinâmica: Cheios De Deus


Material:
um litro de óleo, um litro de água, uma bacia, um copo transparente, pó de giz ou pó de carvão, canetas, papéis.
Desenvolvimento:
Primeiramente leia o versículo bíblico de João 3.30 - "É necessário que ele cresça e que eu diminua."
Depois diga que você irá realizar uma experiência cientifica que representa o versículo lido, diga para todos prestarem atenção pois depois você fará perguntas sobre a experiência. Não diga nada durante a experiência, o silêncio aumenta a concentração e a curiosidades das pessoas.
Comece colocando a bacia sobre uma mesa ou superfície que possa ser vista por todos, pegue o copo e mostre para todos que eles esta vazio e limpo, olhe dentro do copo, mostre para todos. Depois faça cara de mal e coloque dentro do copo o pó de giz ou pó de carvão, mostre para eles o que você colocou lá dentro. Ao invés de olhar, agora você deve cheirar o copo, faça cara de enjoo como se desse vontade de vomitar.
Segurando o copo em suas mãos encha-o de água, ele irá se tornar sujo. Continue com cara de mal. Depois tente colocar um pouco de óleo dentro do copo, os dois elementos não irão se misturar, segure com uma das mãos o copo e com os dedos da outra mão tente empurrar o óleo para dentro do copo, você não irá conseguir. Faça cara de triste.
Depois coloque o copo dentro da bacia e faça cara de pensativo, olhe para o óleo e depois olhe para o copo algumas vezes. Então faça cara de que teve uma ideia e despeje a água do copo na bacia. Ele continuará sujo, por isso pegue a jarra com água e despeje dentro do copo até limpá-lo completamente, a cada vez que você encher o copo despeje a água suja dentro da bacia.
Assim que o copo estiver limpo e vazio, faça cara de contente e encha-o de óleo. Depois coloque-o dentro da bacia no meio da água suja. Comece a rodar a água suja envolta do copo com as mãos, como se estivesse fazendo um redemoinho na água.
Faça cara de contente e distribua as perguntas para todos. (Nessa hora é bom você ter um assistente, pois você estará com as mãos completamente sujas.). Enquanto eles respondem as perguntas lave as mãos e volte para ajudá-los.

Perguntas:
1- O que o copo representa?
2- O que o óleo representa?
3- O que a água representa?
4- O que o pó de giz ou pó de carvão representa?
5- O que significa o copo ficar dentro da bacia com a água suja em volta?
6- O que a dinâmica representa?

Aplicação:
Resposta das perguntas:

1- Copo - ser humano
2- Óleo - presença de Deus
3- Água - nosso ser, nossas atitudes, aquilo que somos.
4- Pó de giz ou carvão - Pecado
5- Representa o ser humano inserido no mundo com o pecado a sua volta, mas cheio da presença de Deus;
6- Representa que o ser humano vazio pode ser cheio de qualquer coisa, no caso foi cheio de pecado (pó de giz ou carvão), por estar cheio de pecado ele não pode ser cheio de Deus (óleo), com isso ele se enche de si mesmo achando que esta vivendo corretamente segundo o seu coração, segundo suas próprias opiniões (água), quando estamos com pecado Deus não pode habitar em nós (tentativa de colocar o óleo dentro do copo sujo), outra aplicação e quando forçamos as pessoas a aceitar a Jesus ao invés de ajuda-las.
A limpeza do copo é tratada da seguinte maneira: o arrependimento tem que começar dentro de nós reconhecendo que estamos errados e que precisamos nos consertar, nos esvaziar e buscar nos limpar (repetidas jogadas de água dentro do copo). Somente quando estiver limpos, Deus pode habitar dentro de nós (ato de colocar o óleo dentro de nós).
A água suja dentro da bacia representa que o pecado está ao nosso redor nesse mundo, e o copo cheio de óleo dentro da bacia representa o cristão nesse mundo, se permanecermos cheio de Deus o pecado ao nosso redor não entrará em nós.
Observações: Tenha um ajudante, pois em certa hora da dinâmica você precisa limpar suas mãos, então enquanto você limpa as mãos peça para o ajudante distribuir ou ditar as seis perguntas para os demais.


Autor:
Blog: Blog Raiz de Davi

Termos de cópia: Mantenha os créditos.
Termo de utilização: Comente como foi ou o que achou.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. PAZ IRMÃO DANIEL , SOU O DIÁCONO VICTOR E GOSTARIA DE APRESENTAR MEU XAT EVANGÉLICO AH VC COM O INTUITO DE FAZERMOS UMA PARCERIA!!!
    FAZENDO ASSIM , COLOCARIA SEU BLOG NO MEU XAT E VC COLOCARIA MEU XAT AKI EM SEU BLOG!!
    SE ASSIM FOR POSSÍVEL NOS VISITE!!
    http://xat.com/CheiosdeDeus
    DEUS ABENÇOE SUA VIDA QUERIDO IRMÃO !
    ISAÍAS C.41 V.6
    DEUS ABENÇOE !!!

    ResponderExcluir
  2. essa dinâmica é ótima para que possamos realmente pensae e refletir sobre o que estamos fazendo com a nossa vida, se etamos deixando ela suja, ou seja, cheia do pecado que é a porcaria que existe no mundo ou se estamos fazendo a vontade de Deus, que é o óleo nessa dinâmica, se estamos transmitindo a luz de Cristo Jesus ressucitado.

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz!

    Você acredita realmente no poder do Deus da oração? Então que tal um #TempodeOração por missões?

    #TempodeOração é o projeto que tem por objetivo mobilizar o máximo de irmãos em clamor incessante por missões, e começou no ano passado, de forma simples, aqui mesmo em nosso lar e que em pouco tempo chegou na internet através da tag #TempodeOração no twitter @FogoparaMissoes. Desde então muitos irmãos entraram neste tempo de clamor, inclusive compartilhando em suas igrejas, tornando este clamor ainda maior.

    Este ano o SENHOR nos chamou para caminhar um pouco mais, através do Calendário de Oração, na verdade um roteiro de oração para nosso tempo de consagração, e aqui está a grande novidade, você e seus leitores poderão juntar-se a nós, por um avivamento missionário no Brasil e no mundo. Em nosso BlogFpM você pode saber mais sobre o projeto e também copiar o selo do projeto e divulgar entre seus leitores.

    Crêmos que, se transformarmos todas as nossas canções e palavras em oração, em atitude, neste tempo a terra verá a manifestação dos filhos de Deus, pela qual tanto geme, mas é preciso fazer isso no dia que se chama hoje, precisamos viver o que pregamos para que o mundo creia que o Pai enviou a Jesus, seu único Filho, a responsabilidade é nossa é nosso o chamado!

    Que o SENHOR te abençoe desde Sião, e que este seja uma ano missionário para sua vida! #TempodeOração, juntos, clamando incessantemente pelo avivamento missionário.

    Queremos te convidar a nos fazer uma visita e seguir-nos através do BlogFpM. Em Cristo, que nos salvou graciosamente na cruz, graça e paz!

    Edinelson F. Lopes
    Ministério Fogo para Missões
    @FogoparaMissoesBlogFpMFaceBook

    O Ministério Fogo para Missões tem o objetivo de servir igrejas locais na realização de missões, hoje estamos olhando e orando pela região do Vale do Ribeira, este é nosso chamado, qual é o seu? Não espere mais, clame ao SENHOR e seja a benção pela qual o mundo tanto geme! (Romanos 8:19)

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários sem identificação.

 
Exibir/Esconder
Top