Raiz de Davi
Um comentários

Estudo e Dinâmica - Meu Devocional Diário

Estudo
(Dinâmica logo após o estudo ou clicando aqui)

Através de toda a história, Deus tem desejado se comunicar com o povo da Sua criação.
Antes que Jesus viesse, Deus falou ao e através do povo escolhido do Antigo Testamento que registrou a Sua palavra. Deus, então, mandou Sua Palavra à terra, na pessoa de Jesus Cristo (João 1:14). Enquanto Jesus estava na terra, como também depois da Sua morte e ressurreição, Deus outra vez comissionou diretamente homens para registrar as suas palavras e o ministério do Filho de Deus. O resultado da sua fidelidade e disponibilidade é o Novo Testamento. A Bíblia é o registro completo da comunicação de Deus conosco. Foi-nos dado por Deus que deseja nossa comunhão e adoração.


Aprendendo a ouvir a Deus


A bíblia é o livro mais importante que alguém pode ler. Muitas pessoas não sabem como ouvir o que Deus está dizendo para elas em Sua Palavra. Um relacionamento significativo com o Senhor depende de ouvirmos e entendermos o que Ele está compartilhando conosco. A seguir há algumas sugestões para ajudá-lo a começar o seu estudo da Palavra de Deus. Entenda que ler a Bíblia, não é como ler qualquer outro livro. A Bíblia é a Palavra inspirada de Deus ao homem. Portanto leia com a atitude: "Senhor, esta é a Tua carta pessoal de amor e instrução a mim. Ajuda-me a entender e obedecer Teus conselhos e mandamentos."


3 principais pontos em um Devocional

Meditação Bíblica
"Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas o cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o seu caminho e serás bem-sucedido." (Js 1.8.)

Reflexão: A meditaçao bíblica é um dom pontos mais importantes para Deus agir em nossa vida, pois a Palavra de Deus continua viva desde quando foi escrita e vivida, é o nosso livro de Fé, Regra e Prática. A própria palavra fala de si mesma como sendo as instruções, conselhos e o caminho de Deus. Meditemos nela dia e noite.


Oração
"Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará." (Mt 6.6.)

Reflexão: Jesus teve uma vida de Meditação Bíblica profunda, desde sua infância ele já ensinava na sinagoga. Além disto Jesus teve uma vida de oração exemplar, que deve ser imitada. Ele orava com certeza ao levantar, ao almoçar, ao jantar, em jejum, antes de tomar decisões, em problemas e etc. A oração é o meio pelo qual conseguimos falar com Deus, isso é possível através do sacrificio do filho de Deus.


Adoração
"Todos os dias te bendirei e louvarei o seu nome para sempre." (Sl 145.2.)

Reflexão: Adoração é uma palavra de dificil explicação, é mais fácil viver adoração do que explica-la, pois é um ato, um estilo de vida. A meditação bíblica me relevou que a adoração deve ser em Espírito e em Verdade, sendo assim o Espírito Santo deve guiar a minha adoração e deve ser verdadeira, ou seja, não fingida.

Definição rápida de Louvor e Adoração

Louvor:
De acordo com a Bíblia, o louvor está associado com a idéia de agradecimento, elogio, valorização, exaltação, por aquilo que Deus faz (fez, fará) em nossa vida ou na dos outros. (Sl. 145:4; Sl. 147:12-13; Is. 25:01; Lc. 19:37), ou seja, nós louvamos a Deus por Suas obras, bênçãos, curas, livramentos, perdão, graça, amor, misericórdia, cuidado, etc. O louvor está sempre associado a uma ação de Deus. Deus age (agiu, agirá) e seu povo o louva (agradece, exalta, elogia, etc.). Contudo, o motivo principal do louvor é a Salvação em Cristo.

Adoração:
É muito mais fácil experimentarmos (praticarmos) a adoração do que descreve-la. Porém, passeando pela Bíblia, vemos que a adoração está associada freqüentemente com a idéia de culto (resposta), reverência, veneração, reconheciomento por aquilo que Deus é (Santo, Justo, Amoroso, Soberano, Misericordioso, Imutável, etc.). (Sl.96:9; Ap. 4:8-11; Ap. 7:11-12; Ap. 11:16-17), ou seja, independente do que Deus faz, fez ou fará, nós o adoramos (cultuamos, reverenciamos, veneramos) por aquilo que Ele é, ou seja, sua pessoa (natureza, caráter e atributos).


Por que ter um tempo devocional?



-Para desfrutar de um companheirismo com Deus e conhece-lo melhor(Filipenses 3:8-10; Mateus 22:37,38).

-Para agradar a Deus (Provérbios 15:8b).

-Para descobrir princípios que direcionem nossa vida (Salmos 119:105).

- Para desenvolver perspectivas na vida sob o ponto de vista de Deus (Romanos 12:2).



Sugestões Práticas



- Estabeleça um tempo regular cada dia para passar com Deus e faça disto uma prioridade diária.

- Encontre um lugar calmo onde você possa ficar sozinho e livre de distrações.

- Vá com uma atitude de expectativa e uma fome para encontrar-se com Deus.

- Agende um tempo para sua leitura diária e leia vagarosa e atenciosamente.

- Faça perguntas sobre como isso se relaciona a sua vida.

- Releia e substitua seu nome nos lugares apropriados remetendo a passagem a Deus. Tente isso usando Filipenses 2:13

- Eventualmente leia em voz alta

- Registre sues pensamentos e versículos que lhe chamam a atenção em um caderno.



Dinâmica:Exemplo de Estudo para Devocional


Preparação
Ore e peça ao Espírito Santo para dirigi-lo em seu estudo. Seu estudo normalmente vai envolver três passos: Observação, Interpretação e Aplicação.

1. Observação
Neste passo você observa para descobrir o que a passagem diz. Você pode precisar ler a passagem algumas vezes ou você pode desejar escrever a passagem concentrando-se em: "O que esta passagem diz?"

2. Interpretação
O segundo passo envolve a pergunta: "O que essa passagem significa?" Pergunte: "O que ela diz sobre Deus e o homem?"

3. Aplicação
Nesse passo, você faz a pergunta: "Como essa passagem se aplica à minha vida?" Você pode fazer as seguintes perguntas:
Há algum mandamento a ser obedecido?
Há alguma promessa que devo reivindicar?
Há algum pecado que devo confessar?
Há alguma atitude que devo mudar?
Há algum exemplo a ser seguido?

4. Devocional: Reuna de forma textual e coerente as informações que você conseguiu nos outros pontos, como se fosse uma pequena redação.



Fazendo o seu Devocional Escrito


Passagem: O versículo todo é copiado aqui.

Observação: Escreva aqui o que a passagem diz

Interpretação: O significado da passagem é escrito aqui

Aplicação: A aplicação pessoal é escrita aqui.

Devocional: Reuna de forma textual e coerente as informações que você conseguiu nos outros pontos, como se fosse uma pequena redação.


Exemplo

Aqui está um exemplo de como seguir os três passos usando I Pe. 5:7

Passagem: “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade porque ele tem cuidado de vós.”

Observação: O que significa “lançando”? Quais são essas ansiedades? A quem devemos lançar as ansiedades?

Interpretação: Lançar significa arrojar. Ansiedades podem ser problemas, preocupações, dúvidas. “Ele”, se refere a Deus. Porque Ele tem cuidado.

Aplicação: Não devo me preocupar com problema algum. Posso orar e confiar nEle porque Ele se importa comigo.

Devocional:
"lançando sobre ele toda a vossa ansiedade porque ele tem cuidado de vós." I Pe. 5:7

Em nossa vida é comum deixarmos de confiar em Deus, pois somos falhos e as vezes esqueçemos que temos um Deus que é o dono do amanhã. Mas eu devo lançar, deixar tudo aquilo que me preocupa em Deus, pois é dEle que vem a primeira e a última palavra, devo confiar que se a minha vida está entregue a Ele, todos os meus problemas não são nada, pois Ele cuida de mim. Nao devo me preocupar com problema algum. Posso orar e confiar nEle porque Ele se importa comigo.


Nota Pessoal e Dicas de aplicação da Dinâmica:

Aproveite esse estudo e faça o seu devocional. São dicas rápidas e fáceis de serem usadas. É um ótimo estudo para se passar para grupo jovens, adultos, mulheres, homens e etc. Desponibilize uma copia do estudo para cada e uma outra folha com os pontos Passagem, Observação, Interpretação, Aplicação e Devocional em branco e prontos para serem preenchidos. Depois da ministração reserve um tempo de 20 a 30 minutos para que a atividade seja realizada. Você ira se surpreender com ação do Espirito Santo usando os seus irmãos.

Marque um novo dia de estudo para apresentar os devocionais escritos e permita que cada um faça uma pequena observação sobre o mesmo, peça para eles lerem em voz alta e depois explicar um pouco sobre o mesmo.

Algo que também pode ser feito e exibir todos os devocionais escritos em um mural na sua igreja, digite os textos em um computador, imprima cada um em uma folha com o devocinal no formato redação como foi dito anteriormente e de destaque para a nome do autor. Não se esqueça de pedir um tempo durante o culto para dizer o que todos fizeram e onde esta exposto o trabalho.

O nosso povo deve saber ler e interpretar a Palavra e não apenas ler como se fosse um livro qualquer. Nos cristãos temos que sempre lembrar e ter em mente que a Biblia é um livro escrito com sangue.


Links para ajuda:
Devocional Diário
Ilumina Alma

Devocionais publicados nesse blog:
Coracoes sem rachaduras - Jeremias 2.13
João 3.16 - O Amor e a Misericórdia de Deus

Fonte parcial desse artigo: Lagoinha
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Obrigado irmão pelo link.

    Já estou retribuindo!

    Danilo


    http://genizah-virtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários sem identificação.

 
Exibir/Esconder
Top