Raiz de Davi
Um comentários

Sexta-Feira,13

O que é superstição?
Do latim. superstitione. O Dicionário Aurélio define superstição da seguinte maneira:

1. Sentimento religioso baseado no temor ou na ignorância, e que induz ao conhecimento de falsos deveres, ao receio de coisas fantásticas e à confiança em coisas ineficazes; crendice.

2. Crença em presságios tirados de fatos puramente fortuitos.

3. Apego exagerado e/ou infundado a qualquer coisa:
O Brasil, devido a mistura de raças (o índio, o negro e o europeu) é um campo fértil para as mais variadas e aberrantes superstições. A religião que deveria ser a sanadora deste problema, na verdade é a que mais o formenta. A religião indígena animista, o espiritismo africano misturado com práticas supersticiosas católicas, formaram e moldaram durante estes 500 anos as crendices do povo brasileiro.






Sexta Feira, 13

“Eis que hoje eu ponho diante de vós a benção e a maldição: a benção quando cumprirdes os mandamentos que vos ordeno hoje; a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor vosso Deus” Deuteronômio 11: 26 a 28, “a boca, eles tem cheia de maldição e de amargura” Romanos 3 : 14.
Vemos aqui que a maldição realmente existe, mas que não está guardada para um dia em especial com muitos dizem, e também não está reservada para aqueles que guardam os mandamentos do Senhor; ou seja, uma superstição que do latim superstitio significa o excesso ou o que resta e sobrevive de épocas passadas. Isso significa que sexta feira 13 nada mais é que uma crença que sobrevive como tradição em alguns países, assim como o dia das bruxas, o papai Noel, coelhinho da páscoa, mula sem cabeça e outros que não dá pra escrever aqui, pois são muitos.
Curiosidades sobre o numero 13
Notamos em nossa vida muitos exemplos de pessoas que evitam o numero 13, por desconhecer a verdade:
- Pessoas evitam viajar em uma sexta feira 13
- Muitos teatros omitem o numero 13
- Alguns hotéis usam o numero 12-a ou 12-b no lugar do quarto numero13
- Existem edifícios que não tem o andar 13
- Assentar-se a mesa com 13 pessoas dá azar, segundo alguns supersticiosos, e esse seria o motivo da crucificação de Jesus, pois ele tinha 12 apóstolos e Jesus seria o numero 13 da mesa da ceia.
Para finalizarmos nosso assunto não podemos deixar de mencionar uma das mais fortes lendas do surgimento da sexta feira 13, e também o filme sobre o dia, segure-se e veja que bobagem.
Lenda
Tudo indica que essa crendice vem de duas lendas da mitologia nórdica. De acordo com a primeira delas, houve, no Valhalla – a morada celestial das divindades –, um banquete para 12 convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu Balder, o favorito dos deuses. Instituiu-se, então, a superstição de que convidar 13 pessoas para jantar era desgraça na certa e esse número ficou marcado como símbol do azar. A segunda lenda é protagonizada pela deusa do amor e da beleza, friga, cujo nome deu origem às palavras friadagr e Friday, “sexta-feira” em escandinavo e inglês. Quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, a personagem foi transformada em uma bruxa exilada no alto de uma montanha. Para se vingar, Friga passou a reunir-se, todas as sextas feiras, com outras 11 feiticeiras, mais o próprio satanás, num total de 13 participantes, para rogar pragas sobre a humanidade. Da Escandinávia, a superstição espalhou-se por toda a Europa, reforçada pelo relato bíblico da Ultima Ceia, quando havia 13 pessoas à mesa, na véspera da crucificação de Cristo – que aconteceu numa sexta-feira. No Antigo Testamento judaico, inclusive, a sexta-feira já era um dia problemático desde os primeiros seres humanos. Eva teria oferecido a maça a Adão numa sexta-feira e o grande dilúvio teria começado no mesmo dia da semana.

Filme
Sexta Feira 13 (Friday the 13th), é o filme de terror de maior suspense. Conta a história de Jason, que morreu quando era apenas um garoto (13 de junho de 1957) afogado no lago por incompetência dos conselheiros que não estavam atentos as crianças. Ninguém nunca conseguiu encontrar seu corpo.Sua mãe começou a matar todos os conselheiros, vários anos depois, no acampamento Cristal Lake, atribuindo-os a culpa por não terem cuidado de seu filho. Ela foi morta por um dos conselheiros mas Jason não estava morto e anos mais tarde ele viria a aparecer para se vingar dos assassinos de sua mãe. Jason usou a máscara de hockey apenas no 3º filme, antes ele usava um pano amarrado ao seu pescoço com um furo para o olho esquerdo. Jason ainda ficou vivo por mais três filmes, onde até fez uma visitinha a New York. Morreu em 1996 quando sua irmã lhe cravou uma adaga sagrada (única combinação de coisas capaz de matar Jason para sempre).
Somos livres de toda maldição
Quando aceitamos a Jesus como nosso Salvador o que nos acontece ? Confira: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão, em Cristo Jesus.” Romanos 8:1. “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si... foi transpassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras nos fomos sarados” Isaías 53: 4 e 5
Torne-se uma pessoa sem a preocupação da sexta feira 13, ou de qualquer outro dia de sua vida, pois Jesus deu sua própria vida para que possamos ter uma nova vida cheia do perdão e unção de Deus, recebe toda sorte de benção em nome do Senhor Jesus “certamente, farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando eu vos mudar a sorte diante dos vossos olhos, diz o Senhor.” Sofonias 3:20



Tome posse da tua vitória e aproveite seus dias no Senhor Jesus.



Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. anda ocupado, hein danyboy..

    http://vsousa.blogspot.com/2007/04/sexta-feira-13.html

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários sem identificação.

 
Exibir/Esconder
Top